ABEAR reforça orientações para viagens no Carnaval

ABEAR orientações viagens Carnaval 2015

As companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM – estão preparadas para atender à demanda do feriado de Carnaval. O período é marcado por uma concentração muito grande dos embarques na quinta-feira e na sexta-feira que antecedem a festa e, depois, novamente na terça e na quarta-feira de cinzas para os voos de regresso. A tarde do sábado, o domingo e a segunda-feira, por outro lado, apresentam queda na movimentação. Essa dinâmica particular exige um cuidadoso planejamento do setor. Os passageiros também devem considerar esse fato e se preparar garantir uma viagem simplificada.

No dia a dia, mas especialmente nesses períodos de maior circulação nos aeroportos, a ABEAR recomenda algumas atitudes ao alcance dos consumidores. A principal orientação é a preferência pelo check-in antecipado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento.

É importante antecedência na apresentação ao embarque e atenção às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o limite de peso e tamanho de bagagens, tanto das despachadas como dos volumes de mão. Elas devem sempre ser identificadas pelos passageiros com dados pessoais (nome, telefone e endereço). Além disso, é recomendado o uso de bagagens em bom estado de conservação e com cadeados ou fechos de segurança resistentes. O uso de embalagens plásticas, geralmente disponíveis para aquisição nos saguões dos aeroportos, é também uma boa ideia para aumentar a vida útil da bagagem, facilitar a identificação e reforçar a proteção.

Chegue sempre com pelo menos uma hora de antecedência para voos domésticos e duas horas para voos internacionais. Mas se o voo for para os EUA, esteja no aeroporto três horas antes, por causa dos procedimentos de segurança.

Não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação. Para voos nacionais pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira profissional (CREA, OAB) ou passaporte. Leve também os documentos das crianças que estiverem embarcando juntos. Para voos internacionais, consulte a documentação necessária de acordo com o destino.

Planejamento

Segundo o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins, o setor aéreo está habituado a lidar com os picos de movimentação. “São épocas como o fim de ano, feriados prolongados e eventos, como a Copa do Mundo. Em todas essas ocasiões, as empresas têm apresentado resultados muito positivos e excelentes índices de pontualidade”, informa.

Reforço da oferta em todas as regiões do Brasil com implantação de voos extras, aeronaves reservas para responder de forma rápida aos imprevistos, além da antecipação das manutenções programadas para garantir a total disponibilidade da frota no feriado são algumas das medidas tomadas pelas associadas ABEAR para garantir a tranquilidade dos passageiros.

As empresas aéreas preveem, ainda, um reforço no efetivo, com ampliação do quadro de colaboradores das equipes de atendimento ao passageiro nos aeroportos e na operação terrestre nos terminais de passageiros e cargas.