Banda Mole: 39 anos de tradição e alegria no pré-carnaval de Belo Horizonte

Banda Mole 39 anos pré-carnaval Belo Horizonte (capa)

O carnaval de rua de Belo Horizonte tem ganhado força nos últimos anos e o bloco mais antigo da cidade se orgulha em ser o berço dessa tradição. A Banda Mole, que há 39 anos anima o pré-carnaval de BH, sairá em 2014 na Avenida Afonso Pena – entre as ruas da Bahia e Guajajaras – no dia 22 de fevereiro, a partir das 13h. A proposta é oferecer ao público uma programação de qualidade aliada à diversão e segurança. Dentre as atrações convidadas para este ano estão a cantora Sarajane, que toca acompanhada dos mineiros do Raga Mofe e a banda Melanina Carioca. A programação conta, ainda, com a participação imprescindível da Banda do Bororó, tradicional charanga que puxa os foliões ao som de históricas marchinhas de carnaval, e o Bloco Reciclo Asmare Cultural.

 

A expectativa da organização do evento é de que 50 mil foliões tomem a Avenida para pular carnaval. “A Banda Mole não faz distinção de cor, credo ou classe social. Todos são bem vindos, basta vir com o espírito de paz. Nossa alegria é ter o prazer de ver a multidão brincando na rua. Escolha a sua fantasia e venha participar dessa tradição conosco”, convida Luiz Mário Jacaré, atual secretário geral e um dos fundadores da agremiação.

 

Três trios elétricos farão as vezes de palco na avenida Afonso Pena. Localizados em pontos estratégicos da área delimitada para a Banda – entre as ruas da Bahia e Guajajaras, no mesmo local onde será realizado o carnaval oficial de 2014 –, os trios receberão uma vasta programação cultural, para atender aos mais diversos gostos e animar a folia. No final da tarde, a “Bandinha Mole”, composta pelos fundadores da Banda Mole e pela Banda do Bororó, darão uma volta a pé pela área puxando os foliões no melhor estilo carnaval de rua.

 

 

Confira a programação completa no serviço

Uma estrutura especial está sendo preparada para garantir a segurança e comodidade dos foliões. Além do policiamento realizado pela Polícia Militar, para entrar no evento – que será cercado por gradis – quem for pular carnaval na Banda Mole deverá passar por uma revista. “Nossa principal preocupação é a segurança de quem for brincar carnaval conosco. Por isso a revista e a presença de uma equipe treinada em eventos de grande porte para agir rapidamente caso haja necessidade”, explica Débora Campos, produtora da Cria! Cultura, contratada para organizar o evento.

Outro ponto importante é a instalação de 150 banheiros químicos, número que supre a expectativa de foliões. “Os banheiros serão instalados em locais estratégicos, para incentivar sua utilização e contribuir para o bem estar dos foliões”, finaliza Débora.

 

 

Tradição

Fundada em 1975 por um grupo de foliões do extinto bloco “Leões da Lagoinha”, a “República Independente da Banda Mole”, associação lítera-etílica-carnavalesca sem fins lucrativos teve como principal finalidade resgatar os velhos carnavais com desfiles populares nas ruas da cidade.

Desde sua fundação, a única exigência é que se mantenha as seguintes características no bloco: gratuidade para quem quiser participar, animação, crítica político-social e liberdade nas fantasias e trajes a serem usados no cortejo.

Em seu primeiro desfile a Banda saiu com aproximadamente 100 pessoas animadas por uma banda de chão e instrumentos de sopro. Com o passar dos anos, a iniciativa foi crescendo e, no ano de 1995, mais de 400 mil pessoas foram à rua, animadas por 14 trios elétricos (e em um deles a banda baiana Araketu, maior atração nacional da época) para pular carnaval com a Banda Mole.

O desfile, que originalmente subia a Rua da Bahia teve, há nove anos, o seu trajeto transferido para a Avenida Afonso Pena, entre ruas da Bahia e Guajajaras, por questões de segurança, onde permanece até hoje.

 

 

Bloco Reciclo Asmare Cultural é alegria e trabalho duro

O bloco dos catadores da Asmare – Bloco Reciclo Asmare Cultural – é um capitulo a parte na história da Banda Mole. Após algumas edições sem participar do carnaval voltou à ativa e mistura na avenida trabalho e lazer. Enquanto a folia acontece, eles recolhem o material reciclável contribuindo com a natureza e com a limpeza do evento. Em certo momento, largam as sacolas, pegam os adereços e instrumentos fabricados a partir de materiais recicláveis e caem na folia. Puxam os foliões batendo lata e fazendo a festa.

Os organizadores da Banda Mole, que se revezam na presidência da entidade, são Luiz Mário “Jacaré” Ladeira e o atual presidente Helvécio “Gaiola” Trotta, ambos com   mais de 70 anos de idade. Apesar da idade, possuem a mesma disposição de brincar na Avenida de quando fundaram o Bloco mais irreverente da cidade junto a outros 100 “invencíveis gauleses”.

 

 

BLOCO DE PRÉ-CARNAVAL BANDA MOLE
:: 22 de fevereiro de 2014 – 13h às 22h
:: Avenida Afonso Pena – entre as ruas da Bahia e Guajajaras
:: Entrada gratuita

Atrações no chão:
:: Bloco Baianas Ozadas
:: Bantuquerê
:: Bloco da Asmare
:: Banda do Bororó

Atrações nos Trios:
:: Melanina Carioca
:: Zé da Guiomar
:: Orquestra Mineira de Brega
:: Raga Mofe com Sarajane
:: Papauê
:: Leo Morais
:: Come-Keto
:: Jabamba
:: DJs Kateb e Rafael No Som