10 dicas para se alimentar corretamente no Carnaval

10 dicas para se alimentar corretamente no Carnaval 2014

Nesta época do ano, a euforia do Carnaval faz com que os foliões se esqueçam dos cuidados com a alimentação, colocando a saúde em risco. A ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, longa exposição ao sol, poucas horas de sono e alto gasto energético, agridem o organismo, causam estresse físico e debilita o sistema imunológico, além de, abrir portas para infecções e doenças.

A nutricionista Audrey Abe, preparou algumas dicas para curtir as festas e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde.
“Antes da comemoração é preciso se hidratar muito bem, assim como durante e após, com água, suco de frutas e água de coco”, alerta a nutricionista. “Faça, antes de sair, um lanche reforçado à base de carboidratos como pão ou arroz integral, batata ou macarrão, pois é fundamental para ter bastante energia e disposição nas horas de festa”, explica.

 

Dicas de como se alimentar bem no Carnaval:

1. Prefira carnes magras, queijos magros e leite desnatado, pois estes evitam a sensação de peso no estômago e digestão lenta;

2. Consuma carboidratos de absorção rápida, como arroz integral, pão integral, batata e macarrão, para ter bastante energia durante as festas;

3. Durante a comemoração, é preciso se hidratar corretamente. Além da água, opte também por água de coco, suco de frutas ou então isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva;

4. Não passe mais de 4 horas sem comer. Escolha alimentos fáceis de transportar, rápidos e práticos, que irão repor as suas energias, como barra de cereais, frutas liofilizadas e sucos de frutas;

5. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com água e petiscos, como castanhas, amendoim ou azeitonas;

6. Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas. Aproveite para repousar;

7. Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor;

8. Após as comemorações, opte também por alimentos com propriedades antioxidantes como a vitamina A, E e C, que podem ser encontradas na cenoura, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis;

9. Caso exista dificuldade em se alimentar corretamente, a suplementação com os nutrientes e vitaminas citados acima é bem-vinda;

10. Outra suplementação válida no período anterior, durante e após os dias de festa, é a Glutamina – aminoácido que em períodos de estresse, pode ter o seu nível reduzido no organismo, debilitando o sistema imunológico e, como consequência, aumentando a propensão a infecções e doenças.

 

Atenção! Antes de iniciar a suplementação, consulte um médico ou nutricionista para saber a dose indicada.

 

Importante! As bebidas alcoólicas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. O consumo de água proporciona a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.