Carnaval – Abuse dos sucos de frutas para se manter hidratado e curtir a festa até o final

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Correr atrás de trio elétrico, desfilar em escola de samba e pular nos blocos de rua faz do carnaval quase uma maratona, sobrando pouco tempo para cuidar da saúde. Só que para aguentar os quatro dias de festa com disposição e sem imprevistos, o ideal é não descuidar da alimentação e se hidratar bastante. Segundo a nutricionista do Mixirica, Cinthia Julião, alguns cuidados são fundamentais para não acabar com a festa antes da hora. “Algumas dicas são bem importantes, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos, que dificultam a digestão, e manter o corpo bem hidratado”. Segundo a nutricionista, além de muita água, água de coco e uma alimentação leve pelo menos 1 hora antes da folia, como por exemplo lanches naturais ou saladinha com grelhado, o suco de frutas naturais é um grande amigo para manter o corpo hidratado, além de proporcionar outros benefícios ao organismo.

Cinthia afirma que é importante o estômago estar sempre cheio, mas que optar por um suco natural entre uma refeição e outra é uma ótima opção para afastar o mal estar. “Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas oferecem uma grande diversidade de sabores e texturas, podendo compor sucos bastante saudáveis para o corpo. A dica é misturar pelo menos duas frutas em um suco para que organismo absorva o maior número de nutrientes possíveis”. A recomendação é fazer uma reposição de líquidos adequadamente para repor os minerais e vitaminas perdidos.

Cinthia lista algumas combinações de sucos e seus benefícios. Todos podem ser encontrados no Mixirica ou preparados em casa. Confira :

Frutas vermelhas: Aposte em morango, amora, framboesa e cereja se quiser uma boa dose de antioxidantes em seu suco. Estas substâncias, abundantes nas frutas de coloração vermelha ajudam a combater os radicais livres, que são substância com poder oxidante, responsáveis pelo envelhecimento e mau funcionamento das células. O morango por exemplo, é também rico em vitamina C, A, E, B5 e B6 e minerais como o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio contribuindo para a imunidade do organismo.

Acerola, laranja e cenoura: A acerola e a laranja são frutas muito ricas em vitamina C e minerais. As frutas cítricas, de uma forma geral, ajudam a manter a saúde do sistema imunológico, combatendo infecções e auxiliando na saúde dos ossos. A cenoura é rica em fibras e carotenoides, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, ela auxilia em um bronzeado mais rápido e a mantê-lo por mais tempo, pois contém antioxidantes e vitamina A, que ajudam a melhorar a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas e manchas.

Abacaxi com hortelã: A combinação clássica, além de muito refrescante, proporciona muitos benefícios ao corpo. O abacaxi é rico em vitaminas A, C e B1, ajudando a combater gripes e resfriados. Além disso, os sais minerais como fósforo, ferro, cálcio contidos na fruta ajudam o organismo a imunizar várias doenças. A hortelã vem com a função de potencializar as ações benéficas do suco, além de dar um frescor a bebida.

Melancia e maracujá: A melancia é uma grande fonte de água, ideal para manter o corpo sempre hidratado. A fruta possui vitamina A e C, ajudando a melhorar o sistema imunológico e a saúde dos olhos. Além disso, é rica em sódio, magnésio e potássio, que ajudam a manter o nível correto da água no organismo. Já o maracujá é um calmante natural, por ser rico em vitaminas do complexo B e C, importantes na regulação da saúde mental e emocional. Ele também atua como um bloqueador de gordura que ajuda a diminuir os índices de açúcar no sangue, previne a queda dos cabelos e auxilia no processo de cicatrização.