Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2016 é eleita

Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2016

O Carnaval de BH 2016 já tem sua realeza. A nova Corte Momesca será formada por Paulo Henrique dos Santos, de 35 anos, morador do bairro João Pinheiro, o novo rei momo do Carnaval, que será acompanhado pela rainha Tamara Carvalho Teixeira, de 22 anos, do bairro São Cristóvão, e pela princesa Andréia de Oliveira Marques, de 25 anos, do bairro Bandeirantes. A eleição da corte foi realizada na sexta-feira, dia 18, no Mercado Central, no Centro. O evento foi animado pela Bateria Show, da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, campeã do Carnaval de BH 2015. O concurso reuniu 13 candidatos. Oito mulheres disputaram os postos de rainha e princesa, enquanto cinco homens concorreram ao título de rei momo. A corte será a embaixadora da folia e vai participar de diversos eventos carnavalescos.

Os candidatos, moradores de Belo Horizonte, aprovados na primeira fase do concurso, realizada no dia 5 deste mês, foram avaliados por cinco jurados, de acordo com os seguintes quesitos: domínio do samba, espírito carnavalesco, expressão e simpatia. No caso das mulheres, a beleza física também foi avaliada. O rei e a rainha do Carnaval 2016 receberão da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o prêmio de R$ 7 mil. A princesa receberá R$ 5 mil.

O prefeito Marcio Lacerda marcou presença na eleição e destacou a importância da corte para o Carnaval de BH. “A Corte Momesca é um grande símbolo carnavalesco. Antes mesmo da data oficial, eles trabalham ativamente, levando alegria e convidando todos para a grande folia de Belo Horizonte”, disse.

Responsabilidade
A Corte Real Momesca de Belo Horizonte é eleita desde 1980. Durante o reinado, os integrantes participam de uma animada agenda de compromissos, gravações, entrevistas e apresentações. Considerando o período pré-Carnaval e o Carnaval, rei, rainha e princesa participam de cerca de 50 eventos em todas as regiões da cidade.
Além do papel fundamental na promoção da folia, a Corte Real Momesca também participa de atividades sociais e ações de cidadania, atuando em campanhas de combate à violência contra crianças e adolescentes. O trio participa ainda de campanhas de conscientização sobre as possíveis consequências da direção sob o efeito de álcool e incentivando ações de segurança para os motoristas que irão viajar durante o feriado carnavalesco.

Fonte e Foto : PMBH