Cuide dos pés com carinho neste carnaval 2014!

Cuidado Carnaval 2014

O Carnaval exige cuidados com o corpo para suportar o desgaste físico da folia

Para aproveitar a festa com saúde e voltar repleto de disposição na quarta-feira de cinzas é importante ficar atento a alguns cuidados, como saber qual o melhor calçado para aproveitar esta época.

Durante o Carnaval a energia toma conta das pessoas que pulam, correm e dançam muito, mesmo sem ter o costume desses tipos de atividades. E a falta de um sapato apropriado poderá acarretar problemas nos joelhos, calos e dores na região dos pés, pernas e coluna. O uso prolongado do salto promove encurtamento dos músculos posteriores das pernas comprometendo a circulação e facilita a fadiga, principalmente nos longos circuitos que, combinados com calçadas irregulares, favorecem ainda mais o desequilíbrio. “O uso do salto alto projeta o corpo para frente e aumenta a compressão na parte posterior das vértebras, facilitando o surgimento de dor lombar”, explica o professor do curso de Fisioterapia da UNIME, Cristiano da Conceição, em Lauro de Freitas, na Bahia.

Segundo a docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Ádma Cândido, por elevar demais o calcanhar, o sapato de salto altera o centro de gravidade e diminui a base de sustentação do corpo. “O peso se concentra na região anterior do pé, causando desconforto e ocasionando lesões”, afirma. A opção ideal para curtir as festas é utilizar o tênis com uma meia de algodão, ou calçados baixos “que ajudam na estabilidade do corpo, facilitam a transpiração do pé e a evaporação do suor”, reforça a especialista.

Para quem não abre mão do salto alto para parecer maior alguns centímetros, uma dica é alternar os tipos de calçados, para permitir um alívio aos pés. O recomendado é que o sapato possua quatro centímetros de altura, no máximo, já que os mais altos invertem a distribuição de peso. Para manter o equilíbrio durante a folia, uma recomendação é optar por sandálias amarradas no tornozelo ou sapatos fechados. “Calçados sem amarras são um prato cheio para torções no meio da folia”, explica a fisioterapeuta do Espírito Santo.

É preciso ficar atento em caso de dores em algum momento do carnaval: a sensação de desconforto é um sinal de alerta. Caso o sintoma persista vale desacelerar o ritmo e procurar depois do período um profissional habilitado para uma avaliação.

 

 

Saltos indicados para a folia
• Plataforma: o salto oferece a distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.
• Centro: o salto que começa do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. O modelo ainda permite que os dedos fiquem confortáveis.
• Quadrado: o modelo é o eleito pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por um longo período do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.