Curitiba Carnaval 2015 – Desfile dos blocos e escolas de samba foi sob chuva forte

Carnaval 2015 Curitiba Carnaval 2015 Curitiba

Apesar da chuva forte e incessante que caiu sobre a cidade na noite de sábado (14.02.15), milhares de pessoas desfilaram pelas suas agremiações na rua Marechal Deodoro com muito samba no pé e animação. “Não podemos mandar na natureza, mas podemos ter amor à escola e vir para a avenida torcer por um bom carnaval”, disse o folião Paulo Siqueira, morador do Alto Boqueirão, que esteve na avenida desde o começo do desfile.

A festa, que começou às 18h20, teve espaço de sobra para o curitibano curtir os blocos carnavalescos que invadiram a avenida, tradicionalmente liderados pelo grupo Afoxé, que faz o ritual de lavar a pista e preparar espiritualmente os foliões para o cortejo. A seguir, o bloco Unidos de Judá, que levantou a arquibancada e os integrantes da igreja Bola de Neve, como a estudante Nielle Cristine. “Viemos engrossar o coro do bloco, que este ano cantou o Leão de Judá”, disse ela.

O tradicional bloco Rancho das Flores não desfilou. Os 400 idosos foram dispensados e, alguns deles cantaram e bailaram no CRAS de sua comunidade. “A chuva estava muito forte e optamos por cancelar o desfile. Os idosos são mais vulneráveis e é preciso ter segurança”, explicou a presidente da Fundação de Ação Social, Márcia Oleskovicz Fruet, que garantiu, para as próximas semanas, um desfile para que possam apresentar suas fantasias e tudo o que ensaiaram durante o ano. “Estamos pensando em levá-los para a rua São Francisco, acompanhados do Maxixe Machine para um carnaval como merecem”, disse ela.

O prefeito Gustavo Fruet destacou a alegria dos foliões que, mesmo com a chuva, aproveitaram o desfile de carnaval e a infraestrutura e segurança da rua Marechal Deodoro. “Aqui tudo é planejado para proporcionar o melhor bem-estar da população, desde o sistema de iluminação, sonorização, estruturas físicas (grades, palanque, cabines, palco, barracas) e banheiros químicos”, disse o prefeito, lembrando que o espaço permite maior evolução das escolas.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli, o mais interessante do carnaval de 2015 foi o trabalho das escolas, como as oficinas de passista e bateria, que envolveram a comunidade. “O desfile é a ponta do iceberg. O final de um trabalho árduo e cheio de amor”, disse ele.

Doroti Braum e os dois filhos estavam cedo na arquibancada. Tinham ido ver a avó, que sairia no Rancho das Flores. “Vamos continuar aqui, mesmo sem o desfile do bloco. O espetáculo está bonito e vale a pena ver”, disse ela.

 

 

Escolas de samba
A Unidos de Pinhais entrou na avenida ao som do samba-enredo “A Pinhais se Embala nas Asas da Borboleta!” e Os Internautas vieram cantando o “Memorial da Saga Afro Brasileira”. “Estamos animados com o desfile e a chuva não vai atrapalhar a nossa animação”, contaram os passistas Mirian Cardoso, com a fantasia Tofona de Oxum e Héber Richa Galvão, da Internautas.

Depois, vieram as escolas de samba Imperatriz da Liberdade cantando “A Imperatriz É Boa Praça”; Leões da Mocidade, com o tema “Ciganos: Origens, Histórias, Lendas e Tradição”. Os Embaixadores da Alegria chegaram em seguida com o samba “Alafin de Oyó – Uma Viagem À Terra do Rei Xangô”. A vice-campeã de 2014, a Acadêmicos da Realeza, cantou “A História de Curitiba Pelas Mãos de Fernando Guimarães” e por fim, a grande campeã do ano passado, a Mocidade Azul, com o tema “Sinal azul!!! Parem o Tempo, Que Eu Quero Enlouquecer”.

 

 

Resultado
A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba será no domingo (15.02.15), no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. A última colocada do Grupo A será rebaixada para o Grupo B em 2016. Já a escola de samba campeã do Grupo B terá garantido o acesso ao Grupo A no ano que vem.

Os quesitos avaliados pelos jurados serão bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, samba enredo, harmonia, enredo, conjunto e baianas. As escolas do grupo A devem ter no mínimo 230 integrantes e as do grupo B, 160.

 

 

Mais carnaval
No dia 17 de fevereiro, no TUC Galeria Júlio Moreira, Largo da Ordem – das 13h às 22h, haverá gratuitamente as apresentações de ACD Aliados Com Deus (Hip Hop), Alissom Delbom (Pop Rock), Banda Abdas (Pop), Banda Resistência (Skate Rock), Caminho Certo (Samba e Pagode), DNA da Cruz (Pop rock), Guigo Fontoura (Samba e Pagode), Kontra Attack (Pop Rock), Meu Alvo é Cristo (Pop), Ministério Hefzibá (Samba e Pagode), Passe Livre (Pop), Projeto Casa (Pop), Rubens Cordeiro (Pop Eletro Black), Samuel Barbosa (Pop), Vale Rocks (Skate Rock)

Os bailes de Carnaval na Regional Bairro Novo serão nos dias 16 e 17 de fevereiro – das 15h às 19h (infantil) e das 20h às 24h (adulto).