Curitiba Carnaval 2018 : programação dos blocos, desfiles das escolas de samba e festas

Curitiba Carnaval de Rua 2018 - Carnaval 2018 Desfiles das Escolas de Samba em Curitiba - Sortimentos Carnaval


Curitiba Carnaval de Rua 2018 – Carnaval 2018 Desfiles das Escolas de Samba em Curitiba – Sortimentos Carnaval

“Berro de Carnaval” abre Carnaval de rua em Curitiba
Sábado (13.01.18) será aberto oficialmente o pré-Carnaval independente de Curitiba, com o “Berro de Carnaval”, na Rua São Francisco, a partir das 16h20. A chamada para o evento convida a comunidade para “passar vergonha no pior melhor bloco da cidade”. Desde 2015, o grito de Carnaval em Curitiba, chamado de Berro de Carnaval, é realizado na Rua São Francisco. Quem dá o grito é o bloco “Dez Afinados e Daí”, no Bar do Fogo, com fantasias, purpurina, confetes e serpentinas.

Ensaios
A Acadêmicos da Realeza ensaia todas as quintas-feiras, às 19h e todos os domingos, às 15h30 no Espaço Calamengau, no Bom Retiro. O enredo da Realeza homenageia o centenário do comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha com o enredo, “O Terezinha, o Terezinha é um barato o centenário do Chacrinha”.

Pré-Carnaval
O bloco de rua Garibaldis e Sacis tem concentrações programadas para o dia 28 de janeiro, na rua Marechal Deodoro, no centro e no dia 4 de fevereiro, na rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado. Curitiba tem cerca de 15 blocos, que também irão realizar ensaios e eventos independentes de pré-Carnaval.

Escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval
No dia 25 de janeiro, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Curitiba 2018 entre representantes indicados por escolas da samba. Na data, também serão anunciados os jurados dos desfiles das escolas e dos blocos.

Investimento
Nove escolas de samba e três blocos receberam em 2018, R$ 1 milhão para a organização geral da festa, através de editais municipais

Desfile dos Blocos e Escolas de Samba
O desfile das escolas de samba de Curitiba no Carnaval 2018 foi incrementado por aumento no repasse de verbas públicas para três blocos e nove escolas de samba – cinco do grupo A, três do B e uma escola de acesso. Os desfiles acontecerão na rua Marechal Deodoro, no sábado (10.02.18).

Grupo especial
:: Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Imperatriz da Liberdade.

Grupo de Acesso:
:: Enamorados do samba, Unidos de Pinhais e Império Real de Colombo e os Internautas.

Blocos:
::Boêmios da Madame, Fogosa e Rancho das Flores

A escola de samba campeã do Carnaval 2018 será conhecida na tarde de domingo (11.02.18) em evento no Memorial de Curitiba. A Mocidade Azul foi a última campeã, em 2016.

Psycho Carnival
Entre os dias 9 a 12 de fevereiro acontecerá a 19ª edição do Psycho Carnival, evento que contará com shows de 24 bandas. O festival de rock aberto ao público e gratuito, nas Ruínas do São Francisco, começa a partir do meio-dia, com encerramento no período da noite.

Zombie Walk
A Zombie Walk 2018 será realizada no domingo (11.02.18). A expectativa dos organizadores é que 20 mil pessoas participem da folia. Tendo como batedores os motociclistas dos Hell’s Angels e o time de futebol americano Guardian Saint’s, os foliões passarão pela Praça Osório, Rua XV de Novembro, Barão do Rio Branco, Paço da Liberdade e Centro Cívico. Na Praça Nossa Senhora do Salete, final da rota, bandas de rock estarão esperando os zumbis em palcos com cenografia criada pelo cineasta Paulo Biscaia Filho.