Especialista em Medicina do Sono dá dicas para curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde

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Dra. Angela Beatriz Lana fala sobre os excessos cometidos nas festas e como evitá-los

 

São cinco dias de festa, ou seja, cinco dias que a única preocupação é com o figurino e a diversão. Mas como nem tudo é só alegria, a quarta-feira de cinzas sempre chega e com ela a ressaca e o resultado dos excessos cometidos. Exagerar no álcool, má alimentação e dormir pouco ou em horários confusos, pode causar uma queda na imunidade e abrir o caminho para gripes, resfriados e infecções no geral.

 

Todo folião começa a organização da folia com muita antecedência, garante ingressos, hospedagem, transporte, mas muitas vezes esquece dois ítens muito importantes: a alimentação e o sono. “Como os horários de sono durante as festas de carnaval ficam muito confusos, o apetite fica bem alterado. Nessa época também há a tendência de comer alimentos gordurosos, de má qualidade nutricional”, alerta a Dra. Angela Beatriz Lana.

 

Depois de garantir um cardápio saudável, é hora de pensar nas noites de sono. Quem nunca dançou até amanhecer nas noites de carnaval? Gastar as energias dançando pode ser muito bom, mas o corpo humano precisa de um descanso. Por isso dormir oito horas em um ambiente silencioso e escuro pode favorecer o corpo e a qualidade do sono fica muito melhor.

 

Veja os cinco passos para garantir um carnaval saudável:
1. Atenção ao cardápio
2. Escurecer o quarto durante a noite
3. Beber bastante água
4. Tentar dormir oito horas por dia
5. Levar o travesseiro de casa

 

Conheça alguns dos distúrbios do sono:
– Ronco e Apnéia do Sono
– Insônia
– Bruxismo
– Síndrome das pernas inquietas
– Sonambulismo e terror noturno
– Distúrbio do Ritmo circadiano
– Jet lag

A Dra. Beatriz garante que não é necessário deixar de festejar para garantir a saúde em dia “Uma boa noite de sono e a alimentação saudável garantirão o descanso e mais dias de fôlego na folia”, declara.