Porto Alegre Carnaval 2015 – Desfile da Escola de Samba Império da Zona Norte

Imperio da Zona Norte Carnaval 2015 Porto Alegre Carnaval 2015

A Império da Zona Norte foi a quarta escola de samba a desfilar no Complexo Cultural do Porto Seco, no domingo (15.05.05), último dia do Grupo Especial do Carnaval 2015 de Porto Alegre. Com o tema “Do coração da África Negra, a luz dourada que anuncia novos tempos – Nigéria, o Gigante Africano vem para a festa”, a Império exaltou a alegria do povo nigeriano no desfile em que comemora os seus 40 anos.

A “leões da Zona Norte” se apresentou com cerca de 1,5 mil integrantes, distribuídos em 16 alas e quatro carros alegóricos e contou um pouco da história do país africano, suas lendas e costumes. A Império levou para a avenida representações do orixá Oxum, do leão alado (símbolo da escola), além de esculturas gigantescas de africanos, zebras e outros elementos ligados à Nigéria. A culinária, os costumes, a indústria e o petróleo do país também foram lembrados pela escola.

O presidente Antônio de Moraes, o “Urso”, destacou os 40 anos da entidade carnavalesca e do povo africano. “Sempre que a gente fala da cultura africana a gente está falando da raíz do Brasil. Então é uma felicidade dupla, comemorar os 40 anos da escola e poder falar um pouco da nossa negritude”.

 

 

Invalid Displayed Gallery


Fotos : Betina Carcuchinski, Luciano Lanes, Joel Vargas e Ivo Gonçalves | Texto : Eduardo Cescani