Oftalmologista Wania Freire dá sugestões para cuidar os olhos no Carnaval

O Carnaval, uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, está chegando e é a época de abusar da criação para construir aquela fantasia incrível. Vale tudo, roupas coloridas, sapatos chamativos, maquiagens exuberantes e penteados inovadores. Por isso, não deixe nada estragar seu look como roupas desconfortáveis e óculos de grau que ficam caindo o tempo todo.

Para quem precisa de correção visual a melhor alternativa são as lentes de contato. Com elas, você não precisa se preocupar com o estojo do óculos, os esbarrões de foliões, o suor no rosto e pode pular a vontade, sem preocupações. As lentes oferecem praticidade, são portáteis, liberam espaço no nécessaire e não atrapalham nenhuma customização que você possa vir a escolher.

Além de trazer praticidade e segurança, as lentes de contato ainda protegem os olhos dos raios UV. Para quem vai passar muito tempo na folia é importante lembrar que a exposição prolongada ao sol pode causar sérios danos na visão, como catarata, e outras doenças. Por isso, quem tem necessidade de correção óptica, pode contar com as lentes de contatos com proteção UV classe I* ou classe II**, que bloqueiam praticamente todos os raios UV que atingem a área central dos olhos, protegendo estruturas externas e internas do olho.

Para te ajudar a pular o Carnaval sem nenhuma preocupação e desfrutando de todas as alegrias dessa festa, a oftalmologista Dra. Wania Freire, gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, separou algumas dicas sobre o uso das lentes, confira abaixo!

I. De preferências as lentes de contato de descarte diário, assim você não precisa se preocupar com o armazenamento correto.

II. Caso você use as lentes tradicionais com duração de duas semanas, lembre-se sempre de fazer a limpeza correta e guardá-las na solução multipropósito. É muito importante lembrar de tirar as lentes antes de dormir!

III. Para manusear as lentes de contato, deve-se, antes de tudo, lavar bem as mãos, com água corrente e sabão, enxaguá-las e secá-las bem. Não se devem manipular as lentes de contato com as mãos úmidas por água ou outros produtos que não sejam a solução multipropósito indicada pelo oftalmologista.

IV. Na hora de se maquiar, deve-se primeiro colocar as lentes de contato, antes de usar qualquer tipo de maquiagem ou creme nas mãos e no rosto. Só depois de colocadas as lentes de contato e certificado que elas estão bem e confortáveis, é que se deve fazer a maquiagem.

V. No final do dia, quando for limpar a maquiagem, remova primeiro as lentes de contato. Só depois de retiradas as lentes de contato é que a maquiagem deve ser removida.

VI. Dê preferência a maquiagens que não sejam à prova d’água, pois maquiagens muito resistentes podem aderir às lentes de contato e danificá-las, além de serem muito difíceis de remover, sempre deixando resíduos nos olhos.

*Proteção UV classe I – bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB

** Proteção UV classe II – bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB