Ouro Preto Carnaval 2019 : Programação dos Blocos de Carnaval e Escolas de Samba

Praça Tiradentes - Carnaval de Ouro Preto - Foto Ane Souza PMOP
Praça Tiradentes – Carnaval de Ouro Preto – Foto Ane Souza PMOP

Ouro Preto Carnaval 2019

O tradicional Carnaval de Ouro Preto é reconhecido como um dos melhores no Estado de Minas Gerais e no Brasil

A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto divulga algumas da atrações que vão animar os quatro dias de folia na cidade histórica. A Liga, criada em 2005, reúne os quatro maiores blocos carnavalescos de Ouro Preto: Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado. Para 2019, atrações como MC Kekel, MC WM, Banda Eva e Vintage Culture já estão confirmadas.

Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto
Criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem promovendo o carnaval no Espaço Folia, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, o que permite a experiência de liberdade e de identidade de cada um de seus blocos formadores, mas também a possibilidade de viver festas diferentes. Há dois ambientes: a pista e o camarote, cada um deles com um tipo de benefícios para os foliões. Além das atrações garantidas por cada bloco, segurança privada e toda a infraestrutura necessária para uma festa memorável estão garantidas.

Além das grandes atrações nacionais, cada bloco oferece uma vivência diferente, com suas mais diversas vantagens, seja na pista ou no camarote. Além disso, a estrutura da festa tem segurança privada e todos os laudos de liberação, fornecidos pela prefeitura, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Natural). As atrações para a festa de 2019 já foram anunciadas:

Bloco do Caixão – 02 de março de 2019 – Atrações: Tomate, Bhaskar, Yuri Martins e The Rio Mansion
Mais antigo dos blocos formadores da Liga, o Bloco do Caixão oferece sete horas de festa com open bar na pista (com cerveja, vodka, energético, suco e água) e no camarote (cerveja, vodka, whisky, tequila, energético, catuaba, Suco, refrigerantes, gin e água – além de open food).

Bloco Cabrobró – 03 de março de 2019 – Atrações: Vintage Culture, MC WM, Gustavo Mota, Pimpo Gama e Banda Muito Mais
O Cabrobró, criado em 2000, tem como diferenciais os mimos oferecidos aos foliões que escolhem seu camarote para vivenciar os três estilos musicais diferentes oferecidos. No camarote, open bar, com bebidas exclusivas e diferenciadas (cerveja, vodka, whisky, tequila, gin, energético, suco, refrigerantes e água) e open food, com o buffet Trigoleve, tradicional na Região dos Inconfidentes. Para quem vai de pista, a bebida (Cerveja, Vodka, energético e água) é liberada, e uma praça de alimentação garante a reposição da energia do folião. O Cabrobró une estudantes, familiares e amigos em uma festa animada e cheia de surpresas.

Bloco da Praia – 04 de março de 2019 – Atrações: Banda EVA, MC Kekel, Cat Dealers, Evokings
As repúblicas formadoras do bloco ficam na região de Ouro Preto conhecida como Praia do Circo, e é a praia que inspira a cenografia do bloco, criado em 2000, com uma experiência diferenciada para o folião. Na pista, open bar, com energético, cerveja Skol, Corote, vodka e água. No camarote, open bar, com bebidas diferenciadas (cerveja, água de côco, vodka, whisky, gin, energético, tequila, drinks, suco, refrigerante e água) , além de open food, com pão de queijo recheado, batata frita e mini-pizza, e banheiros privativos. A novidade é o sidestage, uma área exclusiva ao lado do palco que permite o acesso e o consumo tanto no camarote quanto na pista. Além do que é oferecido no camarote, os foliões que optarem por esse espaço terão à disposição cerveja, energético, whisky, além de açaí, hambúrguer artesanal com batatas fritas, coxinha de camarão, bolinho de bacalhau e quiche de tomate seco no open food e brindes exclusivos.

Bloco Chapado – 05 de março de 2019 – Atrações: Dennis Intense, Turma do Pagode, KVSH
Mais novo entre os integrantes da Liga, o Bloco Chapado encerra o carnaval de Ouro Preto em grande estilo. O bloco foi criado em 2008, com o intuito de movimentar o último dia de Carnaval em Ouro Preto. A ideia foi muito bem recebida pelo público. O Chapado se preocupa em trazer grandes atrações para o Carnaval, sempre focados na jovialidade, na alegria e nas riquezas culturais de Ouro Preto. Na pista, open bar de cerveja, vodka, energético, Corote e água. No camarote, open bar com bebidas diferenciadas.

Hospedagem em Ouro Preto no Carnaval


Booking.com

Mais Carnaval 2019 em Ouro Preto
O tradicional Carnaval de Ouro Preto, mais famoso carnaval de rua do interior do Brasil, conta com variadas atrações para garantir a folia na cidade. Com blocos caricatos, Escolas de Samba, carnaval infantil e cinco palcos espalhados no centro da cidade, a alegria toma conta entre os dias 28 de fevereiro a 05 de março em Ouro Preto.

A homenagem do Carnaval Patrimônio de Ouro Preto é para as “Damas do Samba”, reconhecendo as mulheres que trabalham e trabalharam na concepção do carnaval ouro-pretano e que resistem como sambistas independentes, musas inspiradoras, compositoras, passistas, carnavalescas, madrinhas, baianas, intérpretes, porta-estandartes ou operárias do samba, presidentes de escola de samba, entre outras atividades no carnaval. A presença feminina nas escolas de samba diversificou o papel feminino dentro da história do samba, realçando a beleza e a força dessas mulheres. Ouro Preto homenageia a costureira Dona Fiica, a carnavalesca Naé, a compositora Dona Maria e a porta-bandeira Dona Nice, grandes referências para o samba da cidade.

As sete escolas de samba da cidade desfilam na segunda-feira de Carnaval na Praça Tiradentes, por onde também passam dezenas de blocos caricatos, como o Zé Pereira do Club dos Lacaios e a Bandalheira, os quais saem pelas ladeiras históricas de quinta a terça-feira de carnaval. Os distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Lavras Novas, Santo Antônio do Salto e Santa Rita também recebem atrações artísticas e os distritos de Amarantina, Glaura, Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, São Bartolomeu e os sub-distrito de Chapada, recebem sonorização para acolher os foliões locais.

O Carnaval estudantil é realizado no Espaço Folia, Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com uma programação que integra o carnaval do município.

Os foliões que escolhem o destino Ouro Preto para o Carnaval podem aproveitar além da festa, os atrativos naturais, a riqueza dos museus e igrejas do século XVIII e degustar da gastronomia mineira nos seis dias de Carnaval.