Porto Alegre Carnaval 2016 – Quatro escolas de samba desfilaram pelo Grupão

Copacabana -Desfile Grupão Carnaval 2016 de Porto Alegre - Foto Maia Rubim PMPA
Copacabana -Desfile Grupão Carnaval 2016 de Porto Alegre – Foto Maia Rubim PMPA

Quatro escolas de samba do chamado Grupão, iniciaram seus desfiles às 23h de sexta-feira (05.02.16), com a passagem da escola Fidalgos e Aristocratas, que levou ao Sambódromo de Porto Alegre o tema “Resgatando sonhos, reciclando vidas: Marli Medeiros – mãe, mulher e cidadã. A Fidalgos te reverencia”. Localizada na comunidade da Vila Pinto, a escola tem como presidente Luceli Martins e suas cores são verde, vermelho e branco. Foi fundada em 7 de setembro de 1950. O enredo da escola é voltado para as ações comunitárias e sociais, visando sempre a promoção e a defesa dos direitos das mulheres e a homenagem é voltada a esta figura humana, de origem humilde.

Em seguida, desfilou pela avenida a escola Academia Samba Puro, com o tema “Se chorei ou se sorri, o importante é que com a Samba Puro emoções eu vivi”. A escola foi fundada em 30 de abril de 1984, seu presidente é Edson Fabiano de Souza Gonçalves e azul, amarelo e branco são as cores da Samba Puro. Seu enredo conta a história da escola e da comunidade da Maria da Conceição, no bairro Partenon.

A Copacabana foi a terceira escola do Grupão a passar pela passarela do samba, com o tema “Quem foi rei nunca perde a majestade!”. Azul, rosa e branco são as cores desta escola que tem como presidente Dalvenice Barbosa de Freitas. Fundada em 2 de fevereiro de 1962, o enredo deste ano fala de um rei muito especial, o rei Momo, numa homenagem a Fábio Verçoza que reinou por dez anos no Carnaval de Porto Alegre Para isso, a escola faz uma passeio pela antiguidade, buscando fragmentos da mais conhecida festa popular do mundo: o carnaval. A escola fica no bairro Bom Jesus.

E para finalizar o Grupão, excluído da transmissão ao vivo de rede de TV local, sob a presidência de Fabio Ferreira, a Academia de Samba Praiana mostrou o tema “Uma declaração de amor em Verde e Rosa: Paulo Ferreira, um homem do carnaval”. Verde e rosa são as cores da escola que foi fundada em 10 de março de 1960 e hoje localiza-se no bairro Praia de Belas, próximo ao estádio Beira Rio. O enredo celebra e conta a trajetória de um representante do povo e da cultura popular, Paulo Ferreira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre