Escolhida a corte do Carnaval 2016 de Porto Alegre

Corte Carnaval 2016 Porto Alegre

Foram dois dias de atividades no Complexo Cultural do Porto Seco para a escolha da nova corte do Carnaval 2016. Com a organização da Liespa – Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre, na sexta-feira (11.12.15), entre os cinco candidatos, foi escolhido como Rei Momo Maurício Melo. Ele substitui Fábio Verçoza que ficou no cargo por dez anos e se despediu este ano.

No sábado (12.12.15) foi a vez da escolha da rainha. Entre as 16 candidatas saiu vencedora a representante da Estado Maior da Restinga, Juliana Rodrigues. Como 1ª Princesa foi escolhida Tayna Pires, da Unidos da Vila Isabel, e Aline Mello ficou como 2ª Princesa, representando a União da Vila do Iapi.

Carnaval 2016 – Os eventos oficiais no Complexo Cultural do Porto Seco serão realizados num intervalo de uma semana, entre as terças-feiras 2 e 9 de fevereiro. Entre as principais mudanças será a substituição da Muamba Oficial, até este ano realizada no final de semana anterior ao dos desfiles oficiais, por duas noites de ensaios técnicos, na terça e na quarta que antecedem o Carnaval.

Cada uma delas terá a participação de cinco escolas do Grupo Especial, entre as 20h30 e a 1h20. Outra novidade é o chamado Grupão, que reunirá escolas que integravam os grupos de Acesso e Intermediário A.

Os desfiles oficiais serão realizados em três noites. Na sexta-feira (dia 5 de fevereiro), desfilam seis escolas do Grupão e três do Especial (Unidos do Capão, Imperatriz Dona Leopoldina e Acadêmicos de Gravataí).

No sábado (dia 6), vão para a passarela a convidada Esporte Dá Samba, as duas tribos e as outras sete do Grupo Especial, pela ordem: Bambas da Orgia, Estado Maior da Restinga, Embaixadores do Ritmo, Império da Zona Norte, Vila Isabel, Vila do IAPI e Imperadores do Samba. No domingo, serão outras nove entidades do Grupão.

Outra grande novidade será a volta do Desfile das Campeãs para a Terça-Feira Gorda, quando voltarão a tribo campeã, a primeira e a segunda colocadas do Grupão e as seis primeiras do Especial.

Calendário Oficial

  • 8 de janeiro: Abertura Oficial do Carnaval
  • 15, 22 e 29 de janeiro: Descida da Borges
  • 2 e 3 de fevereiro: Ensaio Técnico (antiga Muamba)
  • 5, 6 e 7 de fevereiro: Desfiles Oficiais
  • 8 de fevereiro: Apuração
  • 9 de fevereiro: Desfile das Campeãs
  • 12 de março: Troféu Estandarte de Ouro