Definida a corte do Carnaval 2018 de Porto Alegre

Corte do Carnaval de Porto Alegre
Corte do Carnaval 2018 de Porto Alegre – Daniela, Byra e Thauana – Foto André Gomes / Liespa

Concurso em três etapas e concluído na tarde de quarta-feira (17.01.18) definiu a corte do Carnaval 2018 de Porto Alegre. Daniela Matos Reichenbach, 21 anos, da Academia de Samba Praiana, é a nova rainha. A única princesa é Thauana Gouvêa, 21 anos, da Estado Maior da Restinga. É a primeira vez que o Carnaval da Capital tem apenas uma princesa. O Rei Momo é Ubirajara Borba da Silva, o Byra Borba, 37 anos.

Polêmico
Doze candidatas disputaram a coroa e três concorreram a Rei Momo. O concurso foi divido em três etapas entre segunda (15) e quarta-feira (17). Quatro jurados escolheram em cada dia uma candidata. O desempate era feito por votação popular. A polêmica está na eleição da Rainha. Conforme muitos carnavalescos ela ‘caiu de paraquedas’, sem vínculos, história e participações nas Escolas de Samba de Porto Alegre.

Carnaval fora de data
Carnaval de Porto Alegre ocorrerá nos dias 23 e 24 de março. Mais uma vez a gestão pública municipal, através da gestão de Nelson Marchezan Jr. (PSDB) esquece de um evento popular. Assim como o Réveillon, o Carnaval da Capital gaúcha, sofre do amorfismo da Prefeitura, que fica somente lamentando a situação financeira da cidade sem conseguir fechar nenhuma parceria que viabilize a realização de eventos populares. Enquanto isso, há verba para nomear frequentemente CC’s, aumentar salários de secretários e patrocinar documentário com autopromoção. A mesma disponibilidade, para Nelson Marchezan Jr, não há para as ações e serviços de interesse público. O volume de problemas, abandonos de ruas, praças e equipamentos público, a busca de retiradas de direitos dos usuários de transporte coletivo por ônibus, o interesse em aumentar o IPTU e a persistente caça aos servidores públicos municipais de carreira fazem da administração do ‘Tucano’ um desaste. Porto Alegre só é demais, para os amigos da gestão atual, que estão com seus privilégios e benefícios garantidos. Parece que os carnavalescos não são próximos do governo ou Marchezan pretende utilizar o Carnaval para viajar.

Carnaval história

Corte do Carnaval 2017 de Porto Alegre - Princesas Tayná Viera e Ilana Xavier, rei momo Mauricio Mello, e a rainha Raquel Sampaio ( Foto: Liespa )
Corte do Carnaval 2017 de Porto Alegre – Princesas Tayná Viera e Ilana Xavier, rei momo Mauricio Mello, e a rainha Raquel Sampaio ( Foto: Liespa )

Raquel Sampaio, da escola Tribo de Guaianazes, foi eleita a rainha do Carnaval 2017 de Porto Alegre, em evento realizado na noite de domingo (15.01.17), na Zona Norte da capital. Completam a Corte, as princesas Tayná Viera, da Acadêmicos de Gravataí; e Ilana Xavier, da Restinga. O rei momo Mauricio Mello, eleito em 2016, continuará no cargo.

As candidatas foram avaliadas nos quesitos samba, beleza, comunicação e conjunto plástico. Todas cruzaram a passarela com traje de banho, gala e fantasia. Elas também responderam perguntas de onze jurados. Entre os jurados estava a Miss Brasil 1986, Deise Nunes.

Mauricio Melo, Rei Momo do Carnaval 2017 de Porto Alegre - Foto Liespa
Mauricio Melo, Rei Momo do Carnaval 2017 de Porto Alegre – Foto Liespa

REI MOMO MAURICIO MELO FOI RECONDUZIDO
No evento de escolha da Rainha do Carnaval 2017 de Porto Alegre, foi reconduzido o Rei Momo Mauricio Melo, que terá a responsabilidade de conduzir a Corte Oficial de Porto Alegre, junto com as três soberanas eleitas durante o ano de 2017.

CARNAVAL CONFUSO
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, anunciou na terça-feira (10.01.17) que a Prefeitura não vai financiar o desfile de carnaval em 2017 na cidade por falta de verba. O comunicado foi feito durante reunião com representantes das escolas de samba no Paço Municipal. A prefeitura informou também que pode organizar uma força tarefa para ajudar na obtenção de recursos com a iniciativa privada.

Sem verba do governo municipal a LIESPA ( Liga Independente das Escolas de Samba ) busca na iniciativa privada recursos para a realização do desfile com apenas um dia, sem competição entre as agremiações. A RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e, detentora dos direitos de transmissão do evento, não se manisfesta. Já a data dos desfiles das escolas de samba teve diversas alterações, inclusive apostando no Carnaval fora de época, com realização em março. O presidente da Liga, Juarez Gutierres de Souza, diz que são necessários pelo menos R$ 3 milhões para o desfile.

NOVA DATA
O desfile de Carnaval de Porto Alegre em 2017 será realizado no Complexo Cultural do Porto Seco, nos dias 23, 24 e 25 de março, com três categorias das escolas de samba. O desfile fora de época será durante a semana em que se celebra o aniversário da capital gaúcha. Anteriormente, o desfile oficial estava marcado para 10 de março.