Carnaval 2015 Porto Alegre – Infraestrutura do Carnaval de Rua

rs-carnaval-porto-alegre-infraestrutura-carnaval-de-rua-sortimentos

Os foliões do Carnaval de Rua 2015 contarão com uma praça de serviços na área destinada à dispersão dos blocos. No sábado (24/01/2015), a infraestrutura montada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Brigada Militar e com a Polícia Civil, estará localizada em frente à Paróquia Pão dos Pobres, na Praça Cônego Marcelino, próximo à praça Isabel, a Católica.

 

Duas bases da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com equipes do Projeto Coração no Ritmo Certo, estarão equipadas com desfibriladores para atender casos de paradas cardiorrespiratórias. O serviço será reforçado, conforme o número de foliões, por uma ou duas equipes volantes. Uma das bases fixas ficará na praça Cônego Marcelino. A outra, no Comando Regional do Corpo de Bombeiros (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 345).

 

Além das bases do Projeto Coração no Ritmo Certo, a área de dispersão reunirá um ônibus de Comando da Brigada Militar e uma Delegacia Móvel de Polícia Civil. A Brigada Militar contará ainda com o apoio de Plataforma de Observação Elevada (POE). O veículo, cuja torre telescópica chega a 15 metros de altura, é equipado com câmeras de alta resolução. Uma câmera é capaz de girar 360 graus e outra, a térmica, permite visualisar movimentação em áreas escuras.

 

WhatsApp – Uma ambulância e 60 banheiros químicos também serão colocados à disposição pela empresa promotora do evento, a Produtora Austral, acrescentou Vinícius Kaster, da Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL). Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número 9347-7664, podem ser enviadas críticas e sugestões sobre a organização da festa.

 

Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Guarda Municipal estarão presentes em todos os eventos.

 

Na segunda-feira (25/01/2015), representantes da prefeitura, das associações de moradores e do bloco Panela do Samba se reunirão para avaliar o evento. Integrantes dos blocos Maria do Bairro, Do Jeito que Está Vai e Império da Lã, que desfilarão em 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2015, também estarão presentes. O objetivo é evitar a repetição de possíveis falhas nos serviços e na infraestrutura.

 

O prefeito em exercício Sebastião Melo disse que o esforço da prefeitura destina-se à consolidação do Carnaval de Rua. “A festa foi recuperada pelas comunidades e voltou para ficar. Trabalhamos para garantir a alegria do folião e o sossego dos moradores.”