Baianas Ozadas desfila na segunda de Carnaval com homenagem a Gilberto Gil

Bloco Baianas Ozadas -  Carnaval de Rua Belo Horizonte - Foto Fernando Pires

Belo Horizonte Carnaval 2020

Baianas Ozadas desfila na segunda de Carnaval com homenagem a Gilberto Gil

O bloco Baianas Ozadas que traz a baianidade para agitar a folia da capital mineira, desfilará na segunda-feira de Carnaval, 24 de fevereiro, com o tema “Realce – quanto mais ozadia melhor”, uma homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil. A concentração acontece a partir das 9h, na Avenida Afonso Pena, próximo à Igreja São José.

A folia começa com a ala infantil, “Os Baianinhas”, versão infantil do bloco com fantasias, músicas, atrações especiais, e até uma bateria formada pelos pequenos, sob a coordenação de Geovanne Sassá. Em seguida, ocorre um dos momentos mais marcantes do desfile do bloco, quando é feita a tradicional lavagem da escadaria da Igreja São José, em alusão ao ato realizado na igreja de Senhor do Bonfim, em Salvador. “Considero um dos momentos mais bonitos do desfile do Baianas e chego a ficar emocionado. E neste ano, que, com o nosso tema, estamos levantando a bandeira contra qualquer tipo de intolerância, discriminação e desrespeito, a lavagem tem um significado ainda mais especial, ainda mais por ter a anuência dos 13 padres da paróquia de São José”, comentou o idealizador do bloco, Geo Cardoso.

Após a icônica lavagem, o Baianas Ozadas saí em cortejo com sucessos do axé retrô e, claro, canções de Gilberto Gil, arrastando milhares de foliões até Praça Sete. O cortejo desce a Avenida Amazonas até o entroncamento com a Rua Tupinambás, onde segue até a Avenida dos Andradas sentido Praça da Estação, local em que ocorre a dispersão.

Bloco Baianas Ozadas

Primeiro bloco a trazer a legitimidade do carnaval baiano na nova folia mineira ao tocar ritmos da Bahia no novo carnaval, o Baianas Ozadas é único e singular, seja no carnaval ou nos shows de sua banda ao longo do ano. No palco, a banda tem se aprimorado cada vez, sem perder o conceito oriundo da Bahia, ao incorporar novas sonoridades e estilos com maestria. Para o público, momentos memoráveis com alegria, diversão e interatividade, em que os músicos misturam sucessos da axé music com hits de sertanejo universitário, funk, forró, pagode, de releituras à base do “tempeiro” da percussão baiana, e mais as autorais “Sou Baianas” e “Tum tum”, já conhecidas de quem acompanha o grupo.

O Baianas Ozadas eclodiu no novo carnaval de BH em 2012. Com sete anos de história, cresceu ao ponto de consolidar-se como um bloco expressivo e protagonista no no crescimento da nova folia da capital mineira, com reconhecimento da imprensa nacional e internacional. Criado pelo cantor e pesquisador baiano Geo Cardoso, o Baianas Ozadas figura entre as principais atrações do carnaval belo-horizontino, tendo sido em 2017 o primeiro a atingir a marca de um público superior a 500 mil foliões na segunda-feira de carnaval.

O bloco apresenta novidades para fãs e seguidores. O grupo acaba de lançar a música “Tum tum (Lá vem o samba reggae)”, composição de Geo com o também baiano Sucupira, nas plafaformas digitais como Spotify, iTunes, GooglePlay, Deezer, entre outras.

O single é a primeira canção autoral do grupo a ser divulgada amplamente na internet e foi a música tema do carnaval deste ano, selando uma homenagem aos 40 anos do bloco afro Olodum. Pode-se dizer que o Baianas Ozadas está entre os responsáveis pelo “boom” da folia na capital mineira e pioneiro em arrebatar grande público na festa momesca.

Em nova formação, a banda do Baianas apresenta os novos cantores Gil Guedes, ator-cantor acostumado a musicais e bandas de baile da cidade, e Liza Freitas, que já participou da temporada do carnaval 2019. No repertório, além dos clássicos da música baiana, a banda trabalha de forma inusitada e mistura sucessos de outros estilos musicais, como o sertanejo, forró, funk e pagode, além de releituras, sempre respeitando o “tempero” percussivo da “cozinha” musical baiana.

Além do single, nas próximas semanas o Baianas lançará também outra: “Sou Baianas”, também composta pela dupla Geo e Sucupira em 2018. As duas faixas marcam a estreia do Baianas Ozadas na esfera do autoral nas plataformas mais conhecidas de streaming. Mas não para por aí, o grupo pretende lançar um EP com outras canções ainda este ano.

Vale lembrar que, em 2017, o Baianas Ozadas lançou um clipe da música “Himalaia”, dos baianos Magary Lord e Rafa Chagas, cantor da formação atual da Timbalada. “Himalaia” conta com a participação especial de Magary Lord, que divide os vocais com Geo Cardoso, fazendo uma conexão no melhor estilo “Minas com Bahia”