São Paulo Carnaval 2019 : segundo dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Aguia de Ouro Carnaval 2019 de Sao Paulo - Foto Felipe Araujo   LIGASP
Aguia de Ouro Carnaval 2019 de Sao Paulo – Foto Felipe Araujo LIGASP

São Paulo Carnaval 2019

Segundo dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Anhembi

Águia de Ouro
A programação da segunda noite de desfiles das escolas de samba do grupo Especial de São Paulo foi aberta na noite de sábado pela Águia de Ouro. A escola da Pompeia, levou ao Sambódromo do Anhembi o enredo, “Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!””. O tema trata das diversas formas de exploração que o povo brasileiro foi submetido, desde a época colonial, com a escravidão de índios e negros, e a desigualdade social dos dias atuais ressaltando a corrupção, pobreza, desemprego e a saúde precária.

Dragões da Real
“A Invenção do Tempo. Uma Odisséia em 65 Minutos” foi o enredo que a Dragões da Real levou para o desfile no Carnaval 2019. O tema faz uma reflexão da relação da humanidade com o tempo. A escola foi vice-campeã em 2017, quando perdeu o título pelos critérios de desempate para a Acadêmicos do Tatuapé.

Mocidade Alegre
Fundada em 1967, a Mocidade Alegre chegou a ser pentacampeã entre os anos de 1969 e 1973. Conquistou títulos também em 2004, 2007 e 2009, e alcançou o tricampeonato entre 2012 e 2014. No Carnaval 2019, a escola levou ao Anhembi o enredo “Ayakamaé – As Águas Sagradas do Sol e da Lua” que aborda a lenda indígena da criação do Rio Amazonas – uma história de amor entre o sol e a lua.

Vai-Vai
A Vai-Vai, uma das mais tradicionais escolas do carnaval paulistano, fundada em 1927 a partir de um cordão que animava o bairro do Bixiga, na região central da capital, escolheu para levar à passarela o enredo “Vai-Vai, O Quilombo do Futuro”. O tema lembra as lutas do povo negro por liberdade no passado que se transformam em uma batalha contra o racismo.

Rosas de Ouro
Com o enredo “Viva Hayastan!” a Rosas de Ouro homenageou o povo armênio, vítima de um genocídio praticado pelo Império Otomano (atual Turquia) no início do século 20.

Unidos de Vila Maria
A Unidos de Vila Maria fez homenagem ao povo peruano e as suas origens no Império Inca com o enredo “Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila ao Império do Sol”. São lembrados símbolos da região como o condor, os templos pré-hispânicos e as montanhas da Cordilheira dos Andes.

Gaviões da Fiel
A Gaviões da Fiel abordou o tabaco, uma reedição do tema de 1994. O enredo “A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente” mostrou os benefícios e malefícios da planta.

.

Check Also

São Paulo Carnaval 2019 : primeira noite de desfile das escolas de samba do grupo especial

São Paulo Carnaval 2019 Primeira noite de desfile das escolas de samba do grupo especial …